top of page

APRESENTAÇÃO

 

A Semana de Educação do Campus Avançado de Assú constitui-se como um importante espaço para a discussão de temas relacionados à educação, bem como para a divulgação de pesquisas e de trabalhos acadêmicos produzidos por educadores e estudantes dessa área. O evento teve início em 2010, é realizado bianualmente e neste ano agrega o I Seminário de Formação de Professores do Parfor.

A V SEEDUCA e o I Seminário de Formação de Professores do Parfor têm como tema “Políticas Educacionais em contextos de crise, resistência e criação”. São organizados por professores do Departamento de Educação do Campus Avançado de Assú, através do Núcleo de Pesquisa em Educação/NUPED e do Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos/GEPEJA. Os eventos envolvem alunos e professores do Curso de Pedagogia e de outras licenciaturas, além dos educadores que atuam na educação básica.

OBJETIVO

 

Discutir políticas educacionais em contextos de crise, resistência e criação, relacionando às questões sociais, econômicas e epistemológicas que articulam processos formativos, contribuindo com a reflexão acerca das pesquisas e estudos desenvolvidos na área.

BAOBÁS.JPG

Baobás Centenários: história e resistência

No vale do Assú encontramos a maior concentração de Baobás centenários do país, que atrai o olhar de pesquisadores de diversas partes do mundo. As árvores de origem africana que chegaram ao Brasil ainda no Período Colonial, fazem parte da história e memória da região e permanecem como registro da resistência à escravidão, tendo em vista sua função sagrada em várias religiões de matriz africana.

bottom of page